sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O Atelier de Construção de Instrumentos Musicais de Corda (AIMC) é uma empresa constituída com o apoio do Programa Iniciativas Locais de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a funcionar desde 2006.

A empresa foi constituída por dois ex-formandos (António Duarte e Hugo Madeira) do Curso de Construção de Instrumentos Musicais de Corda promovido pela Câmara Municipal de Oeiras em 2001, no âmbito do Programa Escolas-Oficina do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Aquele curso permitiu a aquisição de competências teóricas e práticas a nível da construção e restauro de violas, bandolins, cavaquinhos e guitarras portuguesas, serviços prestados actualmente pelo AIMC, tendo contado com o apoio do Mestre Gilberto Grácio, no sentido de perpetuar a arte de construção segundo o método tradicional utilizado e desenvolvido por três gerações da família Grácio.

O AIMC continua a contar com a coordenação e supervisão do Mestre Gilberto Grácio, bem como com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras nas instalações utilizadas no Parque de Ateliers da Quinta do Salles, sob gestão da Fundação Marquês de Pombal.


Destacamos com satisfação o facto do AIMC contar já com cerca de 100 clientes nacionais e internacionais, destacando-se as guitarras portuguesas construídas para clientes de países como a Índia, a Alemanha e o Canadá. A própria Presidência da República foi já um dos clientes do AIMC, que adquiriu uma guitarra portuguesa para oferta ao Governador de Goa.

Prevê-se a possibilidade de expansão da área de negócio no mercado internacional, pelo interesse que estes instrumentos musicais despertam, mas também pelo facto de existirem diversas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

É pois com muita honra que recebemos a visita de Sua Excelência o Sr. Presidente da República, no sentido de dar visibilidade a iniciativas de jovens que valorizam os ofícios tradicionais e que promovem a transmissão de saberes que de outra forma se perderiam.